Comissão Pró-Ferrovias elege presidente – Assembleia de Minas


O deputado João Leite (PSDB) foi eleito presidente da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quinta-feira (12/8/21). O deputado Gustavo Mitre (PSC) foi eleito vice-presidente e o deputado Roberto Andrade (Avante) foi designado relator da comissão.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

A Comissão Pró-Ferrovias foi instalada pela terceira vez, para funcionar pelo período de um ano, prorrogável por mais um ano. A Mesa da ALMG entendeu ser necessário dar continuidade às discussões sobre investimentos em infraestrutura ferroviária e sobre a destinação de recursos advindos do acordo do Estado com a Vale e da renovação antecipada de concessões ferroviárias.

No final do ano passado, juntamente com a validação do relatório final da comissão, a ALMG aprovou um marco regulatório para viabilizar novos investimentos em ferrovias. A Emenda à Constituição 105 e a Lei 23.748, de 2020, autorizaram a exploração de linhas férreas dentro dos limites do Estado por meio de permissão e autorização, o que abriu a possibilidade de novos investimentos em trechos de menor extensão, as chamadas short lines.

O deputado João Leite citou o exemplo do investimento de R$ 200 milhões na ferrovia entre Lavras e Varginha, no Sul de Minas. Segundo o parlamentar, também será viabilizado um ramal ferroviário entre Pirapora (Norte) e Unaí (Noroeste). Ele também contou que um grupo de investidores internacionais tem interesse em investir em um trem rápido ligando Belo Horizonte ao Rio de Janeiro.

O deputado Gustavo Mitre citou o interesse de investidores na implantação de um trem de passageiros ligando Oliveira a Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado. No Alto Paranaíba, o deputado Bosco (Avante) informou que serão implantados um trem turístico entre Araxá e o distrito de Itaipu e um trem de carga para levar o fosfato processado em Araxá às indústrias localizadas em Uberaba (Triângulo Mineiro).

“O trabalho da Comissão Pró-Ferrovias é referência no Brasil. Levantamos a discussão sobre esse tema tão importante, que estava esquecido”, afirmou o deputado Roberto Andrade. Os deputados Coronel Henrique (PSL), Gustavo Santana (PL), Duarte Bechir (PSD) e Doutor Jean Freire (PT) também destacaram a importância do trabalho da comissão.





Fonte: www.almg.gov.br